29
jul

Inovação: como aplicar no atendimento para obter resultados melhores?

Atualmente as novidades surgem rápido demais e vindas de todos os lados, e os maiores reflexos são sempre vistos nos comportamentos sociais. É por isso que em qualquer negócio os hábitos e desejos dos consumidores e clientes devem ser observados constantemente para que você consiga modificar e melhorar seus processos com agilidade e inteligência e, até mesmo, analisar e ajustar suas metas e objetivos organizacionais.

Com isso, não importa o tamanho da sua empresa: ela precisa buscar INOVAÇÃO, e sobretudo aplicá-la, independentemente do segmento em que atua. Novos cenários de negócio e mercado determinam mudanças o tempo todo, transformando os perfis de consumo e abrindo a possibilidade de criação de outros nichos de atuação. É assim que o potencial de inovação de uma empresa pode ser melhor aproveitado.

Nesta última semana de julho aconteceu em São Paulo um evento que está se tornando referência no assunto Inovação para Negócios; o Festival Whow, realizado pelo Grupo Padrão. A Mindbe esteve presente para acompanhar as tendências e produzir insights neste sentido para os Serviços de Atendimento. Neste post vamos falar sobre como você pode trabalhar inovação em sua empresa, mostrar alguns conceitos que já são praticados e que precisam ser constantes nas companhias que desejam sobreviver e crescer. Também vamos dar algumas razões de porque um gestor deve buscar inovação em sua rotina. Curta a leitura!

O que é preciso fazer para buscar inovar?

Como já foi dito aqui e em outros posts, observar com atenção o comportamento do seu público é o primeiro passo para criar base de inovação. Talvez isso lhe pareça simples, mas a intenção é que você vá fundo nisso: vá a campo, pesquise, entenda quais são os desejos e anseios que devem ser atendidos. É uma análise que passa pela psicologia do consumidor. É marketing… é ciência mesmo!!!

É preciso buscar a raiz dos problemas para estudar os caminhos possíveis, para então aplicar soluções inovadoras aos seus processos. É a partir do comportamento das pessoas que você poderá entender as necessidades e conseguirá gerar ideias para que a velocidade das transformações não torne a sua empresa ultrapassada.

Inovação nasce da mudança.

Alguns dos melhores exemplos de inovação são resultados de estratégias tomadas pelas empresas, muito de forma instintiva e empírica, a partir das tendências de mercado. Vamos ver alguns casos:

A crescente objeção aos exageros de consumo e a consciência de sustentabilidade estão levado as pessoas cada vez mais a trocar experiências e até vivê-las em conjunto, buscando conseguir o que desejam ou precisam, sem depender de entidades formais como governo e empresas. Isso recebe o nome de Economia Colaborativa e este movimento vem aumentando de tamanho de forma exponencial, envolvendo as pessoas nos processos de consumo de forma mais próxima umas das outras.

Este cenário gerou inovações em setores dos mais importantes em nossa economia. Estamos falando, por exemplo, de aplicativos para motoristas, para pedir comida, para aluguel de veículos ou caronas compartilhadas, para reservar hospedagem, entre outros.

Outra mudança de comportamento que vem mexendo drasticamente na forma como grandes empresas atuam é a onda Wellness, ligada ao bem-estar e ao estilo de vida saudável. Neste caso, o setor de alimentação foi talvez o que mais buscou inovação para atender a um público que não abre mão da praticidade, mas deseja ter mais qualidade de vida e saúde.

Empresas de todos os tamanhos, interessadas nesta fatia do mercado, precisam criar novos produtos ou fazer as coisas de forma diferente, isto é, precisam inovar para aproveitar desse mercado promissor e que tende a crescer ainda mais. Nessa brincadeira também entram, por exemplo, os produtores de alimentos orgânicos, restaurantes vegetarianos e empresas de produtos fitness, diet, light, academias e qualquer outra que queira atender esse consumidor que deseja viver uma vida com mais qualidade.

O caso mais evidente é o da tecnologia, que é certamente o segmento onde a inovação é mais latente. O avanço do conhecimento científico nesta área gera uma constante busca por fazer diferente e melhor, por resolver problemas das pessoas e da sociedade. Alguns exemplos de tendências inovadoras em tecnologia são:

  • IoT – Internet of Things, ou internet das coisas;
  • Tecnlogia blockchain;
  • Sistemas de biometria;
  • Reconhecimento facial e por voz;
  • Computação quântica;
  • Realidade aumentada.
  • IA – Inteligência Artificial

Como justificar esse ou aquele caminho para inovação?

A escolha de quais os caminhos para as inovações que serão buscadas pela empresa depende de uma observação atenta ao mercado, aos clientes e aos próprios objetivos organizacionais. É preciso saber aonde a sua empresa quer chegar para depois pensar nas estratégias que serão utilizadas para gerar inovação nos projetos e processos. Existem hoje empresas como a Mindbe que são especializadas em preparar o ambiente corporativo e conduzir trabalhos de inovação para empresas. Este trabalho pode lhe ajudar a escolher os caminhos de inovação que mais se aplicam à sua organização e definir o que ela precisa transformar. Independente de qualquer coisa, os pontos de partida são os objetivos a serem alcançados, que podem ser, por exemplo:

  • Melhorar a percepção do cliente sobre sua marca
  • Melhorar a experiência do consumidor na jornada de compra
  • Melhorar seus processos de atendimento
  • Reduzir custos de operações
  • Aumentar venda e faturamento

O que é necessário fazer para aplicar inovação?

A partir do momento que você define os caminhos de inovação que se encaixam ao seu modelo de negócio, é preciso seguir alguns passos para a aplicação das técnicas para promovê-la.

Organização

Introduzir as transformações de forma organizada em sua equipe, preparando o ambiente e mitigando as resistências às mudanças. A organização vai permitir você explorar ao máximo a capacidade dos seus colaboradores de implementar novas ideias. É necessário ainda ajustar os fluxos e processos de trabalho para que todos possam atender às novas necessidades do cliente.

Tecnologia

Ter visão estratégica dos recursos tecnológicos disponíveis e daqueles que devem ser desenvolvidos para que possam promover inovação nos processos da sua empresa a fim de ajudar na transformação necessária. Estamos falando de redes sociais, aplicativos, soluções de cloud computing, utilização inteligente da automação, como os Chatbots, entre outras ferramentas que serão a base e o meio sobre as quais a inovação acontece.

Mente aberta

É preciso, acima de tudo, aceitar mudanças e repensar o jeito de ver o negócio. Só assim você vai conseguir aplicar as inovações demandadas pelo mercado, a partir do novo comportamento das pessoas. As transformações acontecerão no modo como sua empresa encara os processos, em todos os níveis, do porteiro ao diretor!

É preciso antes de tudo investir em conhecimento e estar atualizado com as tendências de negócio. Isso é fundamental para saber quais inovações se aplicam mais a seu segmento. Saber buscar e trabalhar estrategicamente com a informação vai garantir que sua empresa se mantenha ativa e consiga acompanhar as transformações, cada vez mais rápidas em nossas vidas.

E por último, mas talvez o mais importante: É preciso efetivamente dar espaço para INOVAÇÃO. Entender que este processo depende de tentativas e erros, que a diversidade de opiniões é combustível para novas idéias, e que nada disso ainda dispensa um bom planejamento estratégico das mudanças, para ajudar na aplicação eficiente e no atingimento das metas.

E na sua empresa, quais as mudanças você acredita serem necessárias para crescer e evoluir?. Compartilhe neste post o seu case e sua opinião.